LOUÇA PARA SERVIR RISOTO.


QUAL A MELHOR?






Essa questão da louça adequada para cada ocasião não é mera formalidade e etiqueta. O prato ideal para servir pode, além de valorizar a comida, dar mais conforto ao convidado na hora de saboreá-la.

Dentre as opções temos os pratos rasos, pratos fundos, pratos chapéus, mini caçarola, mini panelinhas, bowls e diversos outros. 
A dúvida é grande, então vamos lá. 

Não existe o certo e errado, mas a tradicionalmente os pratos são os mais usados, sendo o prato chapéu a melhor opção entre eles, seguido do prato fundo e por ultimo o raso


Prato Chapéu ou prato de risoto
Este tem uma borda mais larga, uma base bem delimitada e mais funda O risoto fica bem protegido, demora a esfriar e a degustação pode ser mais confortável e segura. 
O design desses pratos é bem moderno e sofisticado e deixa a mesa com uma beleza especial. 
Ainda há no mercado prato chapéu com tampa, que são bem uteis para jantar que será servido individualmente.





Como posicionar o prato fundo e o prato fundo Chapéu?

Quando o jantar for servido individualmente cada prato deve ser colocado conforme o jantar for servido, ao contrario, uma dica essencial e que ele deve vir por último, depois do prato de entrada e do principal.

Prato fundo, mais utilizado para um jantar menos formal, uma vez que este está sempre presente no armário de qualquer cozinha. 



Também pode ser usado, porem são mais indicado quando o risoto a ser servido for um pouco mais sequinho.
Voce consegue montar uma mesa posta muito charmosa com pratos rasos mais modernos, como mostram as fotos abaixo:








Os pratos quadrados também são uma boa pedida:





Mini caçarolas e ou panelinhas, cumbica, bolws

Para quem gosta de sair do tradicional e deixar a mesa com toque moderno, aconchegante e cheia de charme, o uso de mini caçarolas e ou mini panelas, bolws w cumbucas são perfeitas.










O risoto é um prato típico italiano. Seu preparo consiste em fritar cebolas e arroz arbóreo na manteiga, cozinhando com um caldo de carne ou de legumes, até que o arroz fique cozido al dente, solte o amido e não absorva mais o líquido. Para que fique com uma textura cremosa, é preciso mexer constantemente o arroz, para que o amido seja liberado dos grãos.

Deu agua na boca?
Separamos algumas receitinhas para voce. E ainda separamos algumas dicas sobre qual vinho servir junto, uma vez que esse prato pede um bom vinho.
Clique nos links abaixo e assista aos videos e anote a receita aí:
Bom apetite!!!

O Risoto de Camarão é um favorito entre os amantes de frutos do mar e não é à toa, pois a cremosidade do arroz, quando combinada a leve crocância do camarão, é realmente deliciosa.

Na hora de harmonizar o Risoto de Camarão, dê preferência a vinhos brancos leves e aromáticos, como os elaborados com a uva Sauvignon Blanc.


O Risoto de Funghi é uma ótima pedida para vegetarianos e para veganos, quando preparado sem manteiga, que pode ser substituído por azeite de oliva ou óleo de coco, e sem queijo, que pode ser  substituído pelo tofu.

Funghi é o nome dado para o cogumelo seco, que pode ser das variedades Porcini, Shiitake e Shimeji, entre outras.

Por conta de seus sabores intensos e terrosos, o Risoto de Funghi combina com vinhos tintos encorpados e com boa acidez, como os elaborados com as uvas Syrah e Pinotage.


O Risoto de Costelinha é um prato sofisticado, onde o sabor marcante da carne de defumada é o grande destaque.

Por conta dessa característica, o Risoto de Costelinha deve ser combinado com vinhos tintos complexos e com boa acidez, como os elaborados com a uva Pinot Noir. 



Outra boa opção para vegetarianos é o Risoto de Legumes, que é leve e menos calórico.

Os vinhos brancos são a melhor opção para acompanhar o Risoto de Legumes. Aposte em rótulos de médio corpo, como os elaborados com a uva Chardonnay.








Comentários

Postagens mais visitadas