Serie - MESA POSTA - Dicas e Ideias Para Receber Com Estilo


Como arrumar a mesa para um jantar

Vai receber uma visita e pretender receber com estilo? esta no blog certo!!!!

Vamos falar um pouquinho sobre jantar formal ou informal.

 A começar pela toalha, que em ambos os casos, essa deve ser de preferência de cor mais clara. Em relação ao tecido, ele pode ser de linho ou outro tecido que tenha boa qualidade e bom caimento.

Vamos fazer um parêntese aqui para esclarecer sobre toalha ou jogo americano.

Uma das principais dúvidas é sobre quando usar a toalha de mesa, o jogo americano e o trilho de mesa

De maneira simples, a toalha de mesa é indicada para ocasiões em que você pretende receber um número grande de convidados, o que demandará um espaço maior sobre a mesa para pratos, copos, taças e talheres. Usar o jogo americano nessas ocasiões acaba sendo inviável pois ele ocupa um espaço maior sobre a mesa. Já com a toalha é mais fácil ajeitar e acomodar uma ou duas pessoas a mais na mesa.

Se for um evento formal, você pode usar a toalha e o sousplat por cima dela. O sousplat serve de base para o prato e somente para ele – copos, taças e talheres permanecem sobre a toalha.

O sousplat é uma peça que pode ser feita em louça, tecido, madeira ou metal para proteger a mesa da temperatura dos pratos. A mesa posta com sousplat fica com uma apresentação muito elegante, pois realça a louça e a toalha.

A grande vantagem do jogo americano e do trilho é a praticidade, ótima opção para um almoço em família ou em uma mesa ao ar livre.

Mas isso não quer dizer que você não pode utilizá-los em uma ocasião mais formal. A dica aqui é optar por aqueles feitos com tecido nobre para valorizar a ocasião que pede uma maior sofisticação à mesa.

O jogo americano também é a opção perfeita se a sua ideia é valorizar a mesa. Como eles não cobrem toda a superfície, evidenciam o móvel.

E lembre se:

Opte por 1 dos 2 e não aos 2, não e indicado usar o jogo americano em cima da toalha.  

Se pretende usar um souplat prefira a toalha ou trilho que fica muito elegante, e não deve ser usado com jogo americano.

Você pode ainda intercalar o jogo americano com o trilho na mesma mesa.

Na composição da mesa posta para refeições como almoço ou jantar, separe os itens, taças,  como pratos rasos, fundos e de sobremesa do aparelho de jantar. Lembre-se de não exagerar nas cores e estampas das louças porque o visual da mesa pode ficar sobrecarregado e confuso.

Na mesa posta simples coloque um conjunto de talheres básicos e de acordo com os pratos que serão servidos, por exemplo, caso você sirva peixe, procure utilizar os talheres adequados para esse alimento. Importante: Cada item da mesa posta simples tem uma função específica.Para um jantar seja ele formal ou informal, saber o local de cada objeto é essencial.

Jantar Formal


 



- Sousplats e Pratos: Sousplat sob o prato principal e prato para entrada sobre ele.

- Facas: à direita com serras viradas para o prato. A sequência é faca maior (para carnes), colada no prato principal, seguida da faca de peixe. Caso haja necessidade, outra faca deve ser colocada. 

- Colheres: à direita (somente para a sopa), ao lado da faca.

- Garfos: à esquerda do prato. A sequência é garfo maior (para carnes), colada no prato principal, seguido do garfo de peixe. Caso haja necessidade, outro garfo deve ser colocado.

- Guardanapo de pano: Para os eventos mais formais, apenas dobrado ao meio ou enroladinho com um porta-guardanapo. Sempre do lado esquerdo, ao lado dos garfos.

- Talheres de sobremesa: devem ser colocados acima do prato. A sequência é uma faca (colada no prato), com o cabo virado para a direita e serra voltada para o prato, um garfo com o cabo virado para a esquerda e uma colher com o cabo virado para a direita.

- Prato e faca de couvert: e pratinho de couvert fica acima do prato principal, à esquerda e a faca sobre ele com o corte voltado para esquerda.

-Copos: acima e à direita do prato. A sequência correta é taça de água, de vinho tinto e de vinho branco, que deve ser a menor. Caso haja um espumante, a taça mais fininha, apropriada para a bebida, deve ser colocada entre a de água e a de vinho tinto.


Jantar Informal



As posições seguem as mesma, porem são utilizados menos utensílios, pode acrescentar ainda um prato fundo sobre o prato raso. 

Nesta opção de jantar um jogo americano sozinho ou intercalado com trilho fica ótimo. 
Veja fotos abaixo:







Mesa posta para café da manhã

A mesa posta para café da manhã ou chá deve seguir algumas normas de etiqueta para facilitar a composição e o serviço. Em mesa posta para café da manhã, você pode utilizar jogos de xícaras e pires sobre um prato de sobremesa.

Os talheres são  dispostos da seguinte forma: O garfo do lado esquerdo e a faca e colher do lado direito. Coloque a colher do café sobre o pires à direita e o guardanapo do lado esquerdo do garfo. Não esqueça que o copo com água pode ser colocado ao lado direito.






Mesa posta para churrasco: Faça uma decoração descontraída

A mesa posta para churrasco deve ter um aspecto descontraído e prático, mas ao mesmo tempo precisa contar com um visual bonito e elegante. Você pode decorar a mesa posta para churrasco com jogos americanos ou sousplats.




 jogo americano de tecidos coloridos ou confeccionados com bambus também são excelentes opções para decorar a mesa.  É importante ressaltar que os talheres para churrasco são próprios para carnes vermelhas. 


Separamos algumas ideias para te inspirar




































































Visite nossa, temos varias opções de jogos americanos, souplat, entre outros. 
Dona Fica


Comentários

Postagens mais visitadas