Serie MESA POSTA - Noite de Fondue


Se você adora receber amigos e gosta de fazer isso com muito cuidado, aqui vai uma boa opção:


Fondue 
 

Vamos falar  sobre como preparar uma mesa posta prática para deixar sua noite de fondue ainda mais agradável e organizada. E um pouquinho sobre como preparamos o queijo, os molhos para a carne e o chocolate para a sobremesa. 

O fondue é um tipo de recepção intimista , onde os convidados reúnem-se em torno da mesa, conversam e degustam a receita escolhida. 
O ideal é posicionar os aparelhos no centro da mesa, lembre-se de deixá-lo em uma posição que todos os seus convidados tenham acesso sem dificuldades.   

Os acompanhamentos, sejam do fondue de queijo ou de carne, podem ser dispostos ao longo da mesa, em recipientes individuais.
Fica super charmoso usar cestos para servir pães (devidamente cortados em tamanhos menores), grissinis e torradas, posicionando-os ao longo da mesa.

Recomenda-se dispor os lugares dos convidados à mesa usando prato raso ou de sobremesa, talheres (garfo e faca), garfinho do fondue,  guardanapo de papel ou tecido e taça de água e vinho.

Em relação ao garfinho, se a proposta for servir ao mesmo tempo dois tipos de fondue – queijo e carne, por exemplo –, é recomendável dispor dois deles para cada convidado, preferencialmente da mesma cor ou de cores parecidas, para facilitar a identificação, dispor de porta talheres individual deixa seu convidado mais a vontade, sem ter que se preocupar onde colocar para não sujar a toalha.
Aproveitando, uma ideia super bacana é toalha ou jogo americano com estampas que remetam a queijos, vinhos.


Tudo que envolve uma noite de fondue como pães, molhos, acompanhamentos, rechaud e acessórios ocupam bastante espaço, portanto não exagere na decoração para que a mesa não fique com muitas coisas. Para decorar use velas, ou flores, ou plantinhas na composição, opte por modelos menores, que não interfiram na disposição dos acompanhamentos do fondue.
 

Cada tipo de fondue requer um equipamento apropriado. Os rechauds com panelas de vidro ou de cerâmica são recomendados para o preparo das receitas de queijo ou chocolate, já os modelos de inox são perfeitos para o fondue de carne.

Regras de Etiqueta para comer fondue 

Existem regras de etiqueta relacionadas ao fondue e suas particularidades. Uma das mais importantes e comentadas é a respeito do uso do garfinho. Essa peça serve para espetar o acompanhamento escolhido, levar à panela de fondue e dispor no prato o pão com o queijo ou a carne assada/frita. O garfinho NUNCA deve ser levado à boca. Além de ser anti-higiênico, o ato pode causar queimaduras. 

Mas, caso você esteja em família e quer comer diretamente da panela de fondue com o garfo. Certifique-se então, de que ao comer o alimento, o garfo não toque a boca.

Em relação aos molhos, recomenda-se que sejam postos diretamente no prato. Usar o garfinho com carne diretamente no recipiente do molho não é aconselhável. Enquanto não estiver sendo utilizado, o garfinho pode ser posto em seu prato ou no descanso de talher.
Ao retirar o garfinho do aparelho de fondue, faça pequenos movimentos circulares, como se estivesse enrolando, para evitar que respingue na toalha de mesa. 

Os acompanhamentos como pães, legumes, carnes e frutas devem ser servidos em pequenas porções e cada convidado pode dispor no seu prato as opções escolhidas. 
Se deseja servir em uma mesma noite os fondues de queijo, carne e chocolate, o ideal é disponibilizar um aparelho para cada um deles. 

Em relação ao de chocolate, fica charmoso servi-lo em recipientes menores, sejam individuais ou para duas pessoas.




O que servir

Os tipos de fondue mais populares são os de queijo, carne e chocolate ao leite ou amargo, mas existe também as versões de frango, carne suína,  frutos do mar, tomate, goiaba, chocolate branco ou doce de leite.

Queijos

Normalmente utilizam-se os queijos ementhal e gruyére. Observe o fogo, que deve ser deixado em temperatura baixa, para que não queime o conteúdo. 

O principal acompanhamento do fondue de queijo são os pães, mas você pode incrementar e servir batatas, cenoura, couve flor ou brócolis.

Carnes

As mais indicadas são o filé mignon e a alcatra, que devem ser cortados em pequenos cubos e servidos com molhos de acompanhamento. O ponto de fritura da carne fica por conta de cada convidado. 

Geléias também são uma boa opção para acompanhar, como as de menta e de frutas vermelhas. 

Sobremesa

Nada melhor que o clássico fondue de chocolate. 

Melhor ser servido em aparelhos de cerâmica, porcelana ou vidro. Os acompanhamentos mais comuns são as frutas, entre elas, morango, banana, melão e uva são as mais servidas. Mas você pode ainda servir Marshmallow, biscoitos e canudo de waffle.



Aproveite também essas 4 receitas criativas de fondue.


Separamos algumas imagens para te inspirar

imagens da web 



























 
























































Comentários

Postagens mais visitadas